O Mestrado em “Biologia do Organismo e Evolução“ (anteriormente designado por “Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento”) pretende dar uma visão integrada da biologia numa perspetiva centrada no organismo estabelecendo uma interligação de conceitos a vários níveis de organização biológica: molecular, celular, organismal e populacional, das bactérias aos humanos. O estudo da Evolução confere uma visão unificadora e explicativa do mundo vivo, revelando os mecanismos subjacentes à sua formação e fornecendo ferramentas conceptuais para melhor preparar o futuro. A abordagem integrativa adotada por este Mestrado, tanto nos seus conteúdos como nas suas práticas, prepara alunos/as mais capazes para encarar os presentes desafios societais e buscar soluções, da medicina regenerativa ao cancro, das invasões biológicas aos efeitos das alterações climáticas. O Mestrado confere aos seus estudantes uma sólida preparação conceptual e técnica, desenvolvendo as suas capacidades críticas e analíticas, essenciais à prossecução de uma carreira de investigação nas suas vertentes pura e aplicada, em áreas de ponta da biologia e biomedicina.
A partir de 2023/2024 o mestrado tem uma nova estrutura, que permite que os estudantes possam optar por um de dois perfis, de acordo com as suas preferências. Assim, no 1º ano em cada semestre todos os estudantes realizam disciplinas comuns, designadas BLOCO A, num total de 12 ECTs; e um de dois BLOCOS alternativos, designados BLOCO B (vertente Evolução) e BLOCO C (vertente Organismo), num total de 12 ECTs; finalmente realizam opções livres, num total de 6 ECTs. Em cada semestre os alunos podem escolher o BLOCO B ou C (por exemplo, BLOCO B no primeiro semestre e BLOCO C no segundo), e as opcionais de um bloco podem incluir unidades curriculares do outro bloco, desde que a compatibilidade dos horários seja salvaguardada. No 2º ano para além da disciplina Projeto (3 ECTs) os estudantes elaboram a sua tese de mestrado (57 ECTs).
Abaixo pode ser apreciado, a título genérico e exemplificativo, um cronograma do mestrado BOE:
Os graduados do Mestrado BED têm tido sucesso na sua inserção do mercado de trabalho, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Veja o vídeo:
Veja aqui as teses de Mestrado dos nossos graduados.