O Mestrado em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento é um Mestrado de 2 anos (120 ECTS).

O primeiro ano consiste na frequência de disciplinas. As disciplinas nucleares do Mestrado são lecionadas em módulos sequenciais, sendo que uma disciplina de 6 ECTS tem uma duração de 3 semanas e uma disciplina de 3 ECTS tem uma duração de 1,5 semanas.

Esta organização modular permite que os alunos se dediquem exclusivamente a uma disciplina de cada vez e acumulem conhecimentos e formação prática ao longo do ano. Uma vez que os alunos se dedicam a uma disciplina cada vez, recebem um treino prático contínuo, envolvendo trabalho experimental de laboratório, treino em métodos computacionais, processamento de dados e métodos analíticos. A avaliação de cada disciplina realiza-se durante ou no fim de cada módulo.

Disciplinas opcionais (6 ECTS por semestre) podem ter uma organização modular ou uma duração de meio semestre.

No início do segundo ano, os alunos realizam a disciplina Projeto (6 ECTS) na qual elaboram e apresentam o seu plano de projeto de Mestrado. Durante a restante parte do ano, os alunos trabalham na sua Dissertação (54 ECTS), realizando um projeto de investigação. Este projeto pode ser desenvolvido dentro ou fora da ULisboa. Todos os anos a Comissão Científica contacta colegas que trabalham dentro das áreas científicas abrangidas pelo Mestrado, solicitando o envio de temas de dissertação a desenvolver nos seus laboratórios. Pretende-se que a lista de temas recebidos ajude os alunos a encontrar um tema do seu interesse. Os alunos são também encorajados a procurar outros temas de forma independente com o apoio da Comissão Científica do Mestrado. No fim do segundo ano, os alunos escrevem a sua Dissertação de Mestrado e defendem o seu trabalho numa defesa pública.

Colaborações internacionais

O Mestrado em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento recebe regularmente alunos da Université Pierre et Marie Curie (UPMC) em Paris porque é responsável pela opção temática “Evolução e Desenvolvimento” do seu programa de Mestrado Internacional em Biologia do Desenvolvimento.

Alunos do Mestrado em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento podem também concorrer para passar o 2º semestre do primeiro ano na UPMC ou para participar no International Curie/UPMC Developmental Biology course no início do segundo ano.

Os alunos do Mestrado em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento podem também realizar a sua dissertação fora de Portugal e.g. no âmbito do Programa Erasmus. Para mais informações sobre estes programas, contacte a Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno.